quarta-feira, 7 de julho de 2010

Plano de aula semanal

PLANO DE AULA SEMANAL

Colégio Estadual Nossa Senhora da Providência

PROFESSOR (A):Anamar AULAS PREVISTAS: 03 AULAS DADAS: 03

DISCIPLINA: Matemática CURSO: Ensino Fundamental

ANO: 6° TURMAS: “A” , “B”, “D” e “E” TURNOS: Matutino e Vespertino.

EIXO TEMÁTICO:

CONTEÚDOS:

Data: 09 / 06 / 2010. Aula explicativa sobre expressões numéricas.

Data: 11 / 06 / 2010. Continuação com expressões numéricas e atividades.

Data: 11/ 06 / 2010. Continuação com as atividades sobre expressões numéricas e situações problema.

COMPETÊNCAS:

  • Ser capaz de perceber a importância dos números, suas prioridades, suas inter-relações, seus significados e o modo como, historicamente foi construído, bem como sua eficácia na resolução de situações-problema no seu cotidiano.

HABILIDADES:

· Compreender e resolver situações problema utilizando expressões numéricas.

· Compreender uma situação descrita na linguagem materna e transcrevê-la usando uma linguagem matemática.

· Perceber a necessidade do uso dos parênteses, colchetes, etc. Para indicar a ordem em que os cálculos devem ser realizados em uma expressão numérica.

RECURSOS:

Internet, slides, computador, data show, lápis, caderno e borracha.

Exercícios Propostos. (http://www.cap.ufrj.br/matematica/PortaldoProfessorMec/atividades/Exp_%20Num_aula.pdf)

http://www.colegioweb.com.br/matematica-infantil/expressao-numerica-numeros-naturais

SITUAÇÃO DIDÁTICA:

1° Aula

Para introdução do assunto serão usados slides sobre expressões numéricas na sala de vídeo onde os alunos possam ver alguns exemplos a respeito do tema proposto. Com explicação a cada exemplo apresentado. Após a explicação pedir aos alunos que façam grupos de quatro pessoas em cada um. E que cada grupo façam cartaz com um dos exemplos apresentado para expor na sala.

2° Aula

Resolver algumas atividades mimeografadas envolvendo as expressões numéricas como também situações-problema do nosso cotidiano com uso de expressões numéricas. Observem alguns exemplos de atividades desenvolvidas em sala.

Essas questões são essenciais para desenvolver a habilidade de interpretar problemas, Pois os alunos têm muita dificuldade na interpretação.

1) Em cada situação a seguir, indique a expressão numérica correspondente ao procedimento de solução:

· Um tanque tinha 120 de água. Dele foram retirados seis baldes de 10 litros cada um e seis potes com capacidade para 4 litros cada. Quantos litros de água restaram no tanque?

a) 120 – 6 x 10 + 4 = b) 120 – 6 x 10 – 4 = c) 120 – 6 x (10 + 4) =

2) Indique por meio de expressões numéricas o valor de:

http://i.s8.com.br/images/papershop/cover/img9/21442149_4.jpg

borracha R$ 3,00 Lápis de cor R$5,00

a) O preço de uma borracha e duas caixas de lápis de cor.

3) Resolva as seguintes expressões numéricas.

a) (10 + 8) x (25 – 21) = b) 25 ÷ 5 x 7 = c) ( 27 + 4 x 5 ) – 8 =

3° Aula

Levar os alunos para a sala de informática onde as atividades serão realizadas em duplas. Eles deverão acessar o site abaixo. A professora conduzira os mesmos explicando que deverão fazer as leituras atentamente das atividades propostas. E que eles resolvam um a um os exercícios, em seu caderno, justificando cada resposta. Logo após cada dupla dirá qual a resposta marcada e o motivo da mesma.

(http://www.cap.ufrj.br/matematica/PortaldoProfessorMec/atividades/Exp_%20Num_aula.pdf)

AVALIAÇÃO:

A participação e o interesse em aula e na resolução das listas de exercícios; no decorrer da aula, observando o que os alunos fazem e as respostas dadas aos questionamentos propostos.

REFERÊNCIAS:

Portal do professor.

Dante, Luiz Roberto. Tudo é matemática.

Carvalho Netto (1994, p. 59)

(http://www.cap.ufrj.br/matematica/PortaldoProfessorMec/atividades/Exp_%20Num_aula.pdf)

(http://www.cap.ufrj.br/matematica/PortaldoProfessorMec/atividades/Exp_%20Num_aula.pdf)

Como foi planejar usando hipertexto ou internet?

Planejar aula usando o hipertexto ou internet requer muita pesquisa e planejamento é algo que exige do professor muito tempo, porém foi muito gratificante trabalhar com a prática usando as tecnologias disponíveis na unidade escolar ao nosso favor. Ao usarmos data show e o acesso à internet a aula tornou-se mais atraente e interessante na aprendizagem dos alunos, principalmente na área de exatas porque a maioria deles tem dificuldades em resolver cálculos. Portanto ao realizarmos nosso trabalho percebeu-se uma participação maior e que os mesmos adoram sair da sala e fazer atividades diferentes e a oportunidade de resolver os cálculos que geralmente são resolvidos em sala de aula foram realizados na sala de informática via internet com orientação na resolução dos exercícios propostos através do lúdico e principalmente do vinculo afetivo, o qual é um grande facilitador no processo ensino aprendizagem.

Conforme Carvalho Netto (1994, p.59), toda prática social é determinada por um jogo de forças ( interesses, motivações,intencionalidades); pelo grau de consciência de seus atores; pela visão de mundo que os orienta; pelo contexto onde esta prática se da pelas necessidades e possibilidades próprias a seus atores e próprias à realidade em que se situam.

Concordando com esse ponto de vista, afirma-se que o interesse e a motivação são indispensáveis ao sujeito envolvido, por isso o aluno que é motivado com atividades significativas no seu cotidiano permitirá que ele avance e construa seu próprio conhecimento tornando sujeito ativo e participativo na sociedade em que vive.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário